castanhas

Em Portugal, existem vários tipos de castanha, algumas qualificadas DOP:

Castanha de Padrela DOP

Uma castanha composta por fruto de cor castanha, aiada de mais claro ou mais escuro (dependendo do cultivar), de forma arredondada, com brilho natural. Tem boa aptidão para o descasque. A área geográfica de produção, tratamento e acondicionamento são: algumas freguesias dos concelhos de Chaves, de Murça, de Valpaços e de Vila Pouca de Aguiar.

Castanha da Terra Fria DOP

Fruto de forma elíptica, cor castanha avermelhada, muito brilhante, com estrias longitudinais, com muito boa aptidão para o descasque e compartimentação muito reduzida. É nos concelhos de Alfândega da Fé, Bragança, Chaves, Macedo de Cavaleiros, Mirandela, Valpaços, Vimioso e vinhais, a sua área geográfica de produção, tratamento e acondicionamento.

Castanha dos Soutos da Lapa DOP

José Mattoso (História de Portugal) referencia o facto de esta castanha ter servido para pagamento de rendas no sec. XIII (segundo R. Duran).

A castanha dos Soutos da Lapa, são frutos obtidos a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill) das variedades Martaínha e Longal. São particularmente saborosas, com boa apresentação e calibre elevado, especialmente as de Martaínha. Nesta o fruto tem cor castanha clara com brilho, forma arredondada, estrias leves, compartimentação reduzida, calibre de 60 a 70 frutos/kg, com média a boa aptidão para o descasque. Destina-se a consumo em fresco.

Na Longal a forma é alíptica alongada, a cor castanha avermelhada, as estrias são escuras, a compartimentação muito reduzida, o calibre é de 70 a 95 frutos/kg e a aptidão para o descasque é muito boa. Destina-se à transformação industrial. A área geográfica de produção, tratamento e acondicionamento é em algumas freguesias dos concelhos de Armamar, Tarouca, Tabuaço, São João da Pesqueira, Moimenta da Beira, Sernancelhe, Penedono, Lamego, Aguiar da Beira e Trancoso.

Castanha do Marvão – Portalegre – DOP

 Na prosa de Frei Amador Arrais pode ler-se, a propósito dos castinçais de Marvão

“… parece estremasse a natureza na fresquidão do arvoredo.”

Fruto obtido a partir do castanheiro (Castanea sativa Mill) das variedades Barea, Clarinha ou Enxerta e Bravo. Pode apresentar-se como:

Fruto fresco, a variedade Bárea – perianto duro castanho escuro baço e parte interna bastante tomentosa. Aptidão para o descasque regular, saborosa, um pouco “acre” e com maior calibre. Variedade Clarinha ou Enxerta – perianto duro castanho claro e brilhante. Parte interna tomentosa, com boa aptidão para o descasque é a mais saborosa de todas as variedades. Variedade Bravo – perianto duro castanho avermelhado brilhante e hilo pequeno, aptidão para o descasque muito boa, saborosa e com maior percentagem de humidade.

Fruto seco: castanha seca ou pilada (pelada), obtida por transformação de frutos de calibre inferior a 28 mm.

Crédito da imagem: Pinterest

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*